Autoteste VIH é utilizado na deteção do VIH, a partir de uma gota de sangue. Fiável para detetar infeções que tenham ocorrido há pelo menos 3 meses. São vulgarmente conhecidos por autotestes, ou testes de autodiagnóstico, porque são feitos pela própria pessoa. Só pode ser usado uma vez e por um único utente.
O autoteste VIH deve ser realizado após um comportamento de risco, por exemplo:
- ter tido uma relação sexual desprotegida com um parceiro(a) do qual não conhece se tem infeção VIH ou com infeção conhecida;
- contacto com objetos perfurantes ou cortantes com sangue de uma pessoa que não conhece se tem infeção VIH ou com infeção conhecida que tenha ocorrido há pelo menos 3 meses (período da janela imunológica).
Todas as instruções para a correta utilização do teste devem ser consultadas no folheto informativo do próprio autoteste. O resultado é visualizado até 15 minutos após a sua realização.
Ter um resultado não reativo significa que não foram encontrados anticorpos anti-VIH1 e anti-VIH2. Ou seja, provavelmente não está infetado. Contudo, se tiver tido um comportamento de risco recente e o teste tiver sido realizado dentro do período da janela imunológica (antes de 3 meses após a situação de risco), poderá ser necessário repetir o teste passadas algumas semanas. Aconselhe-se sobre as formas de prevenção de transmissão da infeção por VIH.
Ter um resultado reativo significa que em princípio foram encontrados anticorpos anti-VIH1 ou/e anti-VIH2. Este resultado pode significar que está infetado.
Neste caso, deve contactar o SNS 24 – 808 24 24 24 – para ser referenciado para uma consulta num hospital à sua escolha, onde será feito um teste de confirmação (análise laboratorial) e, caso se confirme a infeção, iniciará o tratamento.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.